Página Inicial / Cidades / Prefeitura da Serra multa quem não tem calçada acessível

Prefeitura da Serra multa quem não tem calçada acessível

De janeiro até agosto, 11.577 donos de imóveis foram notificados pela equipe de Posturas da prefeitura da Serra, a construírem ou darem manutenção em suas calçadas.

A construção e manutenção da calçada cidadã é de responsabilidade do proprietário do imóvel, segundo a legislação federal e deve estar de acordo com técnicas de acessibilidade, com base na NBR 9050, que estabelece regras para a construção de calçadas.

Para ser considerada cidadã, a calçada deve ser livre de qualquer obstáculo e ter no mínimo 1,20 metro de largura. Além disso, a lei determina padrões para revestimentos, inclinação e desníveis.

Caso a fiscalização constate irregularidade, o proprietário é notificado e tem 60 dias para se regularizar. Após o prazo, o fiscal retorna e confere se está tudo nos parâmetros. Caso contrário, a multa é de R$ 651.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano, Mirian Soprani, justifica que as equipes estão trabalhando para que a Serra se torne ainda mais acessível para a população. “Isso é necessário. Alguém pode se machucar ao andar por uma calçada irregular”, completou.

Veja como a calçada cidadã deve ser

Modelo simples de calçada cidadã - Prefeitura da Serra
Modelo simples de calçada cidadã – Prefeitura da Serra

Fonte: Prefeitura Municipal da Serra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display