terça-feira, 19 de março de 2024 / 03:09
InícioDireitoPessoas em situação de rua transformam emoções em produções artísticas

banner topo matérias 728x90px

Pessoas em situação de rua transformam emoções em produções artísticas

Assistidos da Escola da Vida e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), em parceria com o projeto Re-criar, iniciaram as oficinas lúdicas de meditação e arte, na manhã desta segunda-feira (4).

“A proposta da oficina é ajudar a conectar esses assistidos com emoções positivas e, a partir delas, expressá-las por meio de cores e texturas. A ideia é iniciar com uma oficina de arte a partir da técnica de colagem e acrílica sobre tela. Em seguida, vamos formar um grupo para a produção das obras de arte. A partir desse núcleo, vamos criar uma produção coletiva de trabalhos e viabilizar formas de ajudar na comercialização dos trabalhos, de modo a gerar renda para os participantes”, explicou a idealizadora do projeto Re-criar, Isabela Castello.

“Direcionamos alguns assistidos para a arte, de forma que eles consigam expressar e expor mais facilmente suas emoções. A ideia hoje é que eles se familiarizem com os materiais, com as cores e com o exercício de ioga e relaxamento, para depois passar para o pepel esta emoção da cor que foi mentalizada anteriormente”, cita a psicóloga da Escola da Vida, Carla Campos.

“É um projeto bem diferenciado pois se propõe a retratar as emoções vivenciadas nas dinâmicas corporais em produções artísticas. Cria assim uma conexão interessante entre emoções e arte. Acho que é uma maneira diferente de criar canais de expressão para os assistidos, de eles falarem das suas angústias, medos e sonhos de uma outra maneira”, explica o gerente da Escola da Vida, Luiz Melo.

As pessoas em situação de rua podem estreitar os seus laços de gratidão através de sentimentos como perdão, alegria, afeto, respeito e amor ao próximo. Os participantes contaram um pouco da experiência nas oficinas.

“Quando alguém faz algo de bom por nós, temos que agradecer. Isto aqui é capaz de nos transformar. Queria que todos os dias fossem assim”, disse Cláudia Gomes Libanio, de 32 anos.

“Antes de vir para cá, estava com depressão. Aqui é como se fosse uma terapia. Foi uma atividade lúdica, mas que me ajudou muito”, disse Maxoel da Silva, 47.

Para o projeto Re-criar acontecer, a Escola da Vida e o Centro-Pop contaram com a colaboração de Galeria Via Thorey, barraca do Júnior (feira de Jardim da Penha) e Hotel Senac Ilha do Boi. A entrega das marmitas é feita por TL Entregas. As atividades terão continuidade nos próximos dias 11, 18 e 25.

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3