terça-feira, 16 de abril de 2024 / 07:31
InícioNoticiasNova Mesa Diretora quer economizar 500 mil em contratos na Câmara de...

banner topo matérias 728x90px

Nova Mesa Diretora quer economizar 500 mil em contratos na Câmara de Guarapari

Enis Gordin eleito presidente da Câmara de Vereadores de Guarapari (2)

Eleita no dia 20 de dezembro, a nova mesa diretora da Câmara de Guarapari estipulou uma meta: economizar em dois anos 500 mil reais em contratos assinados pelo poder legislativo. “Os vereadores se reuniram e decidiram que precisamos dar uma resposta à população. Sei que essa é uma meta audaciosa, mas vou trabalhar muito para alcançar esse objetivo. Vamos analisar o custo de funcionamento da Câmara de Vereadores e diminuir onde for possível. Eu respeito todos os presidentes que passaram pela Câmara e cada um deixou sua marca. Meu objetivo como presidente é ser lembrado como um gestor eficiente e democrático. A minha principal ferramenta de trabalho é o diálogo. Vou ouvir todos os vereadores e servidores da casa antes de tomar decisões estratégicas. Essa gestão será lembrada como participativa. Vou administrar com a ajuda dos 10 vereadores que apoiaram meu nome para presidente, mas também precisamos lembrar que a administração da casa precisa dar apoio ao trabalho dos 17 vereadores e disso não abro mão”. Disse o presidente eleito Enis Gordin em entrevista exclusiva a nossa equipe. Confira essas e outras declarações:

Enis Gordin eleito presidente da Câmara de Vereadores de Guarapari (4)

Agora podemos te chamar de presidente eleito?

Vereador Enis Gordin: (risos) Agora pode. Ontem um amigo disse que minha responsabilidade será em dobro uma vez que fui eleito duas vezes em menos de 30 dias. Na verdade a segunda eleição serviu para confirmar o que esse grupo de vereadores já tinha decidido no dia 30 de novembro.

Qual a primeira ação da nova mesa diretora?

Vereador Enis Gordin: Queremos deixar nossa marca. Todos os presidentes que passaram aqui deixaram a sua marca e a minha gestão será lembrada por ser uma administração eficiente e democrática. Minha principal ferramenta de trabalho é o diálogo.

Ficou alguma mágoa do vereador Wendel Lima?

Vereador Enis Gordin: Não. Ele fez o que achou que precisava fazer e a resposta a ele veio nas urnas e na eleição da mesa diretora. Quem julga um vereador são seus colegas de trabalho e principalmente a população. O vereador Wendel teve seus acertos e precisamos dar continuidade onde ele acertou. Mas agora é hora de olhar para frente e pensar na cidade.

Na prática, qual será a sua primeira ação?

Vereador Enis Gordin: A primeira ação é comportamental. Quando criticam a Câmara isso afeta a todos os vereadores. Então vou encerrar com a prática do exercício do “EU” e vou praticar o “NÓS”. Essa mudança serve para demonstrar que seremos a primeira Câmara Participativa. Aqui a população tem voz e essa voz é representada pelos 17 vereadores.

E administrativamente?

Vereador Enis Gordin: Queremos economizar. A população precisa saber que seremos eficientes. Não adianta cortar por cortar. O gasto justificado será mantido. Vamos mostrar para a população que o dinheiro gasto retorna em benefícios para a sociedade. O vereador precisa de condições de trabalho para atender a população e fiscalizar as contas da prefeitura. Mas o que for gasto desnecessário, vamos cortar.

Pode me dar um exemplo?

Vereador Enis Gordin: O anexo onde funcionam os gabinetes. Vamos analisar o contrato do anexo para ver se realmente é necessário manter o aluguel desse prédio. A Câmara possui um prédio próprio onde funciona a secretaria de Ação Social (SETAC). Vamos fazer uma visita ao prédio da SETAC e ver se atende às necessidades dos vereadores. Se atender, vou pedir uma audiência com o prefeito para discutir esse empréstimo. Não faz sentido ter um prédio próprio emprestado e alugar outro. Se a mesa diretora entender que o prédio da SETAC é pequeno para atender aos 17 vereadores vou tentar fazer uma troca com o prefeito. Ele já comprou tantos prédios (risos) que deve ter um para ceder à Câmara. Há alternativas como renegociar o contrato para baixo ou procurar uma espaço mais em conta. Mas isso será avaliado ainda durante a transição e pelo conjunto dos vereadores.

Onde mais terá economia?

Vereador Enis Gordin: Quando digo que vamos reavaliar os contratos não se trata de criticar os antigos presidentes. Cada um vive uma realidade e toma as suas decisões com base na sua realidade. A da nova mesa diretora é entender o recado que as urnas deram aos políticos na ultima eleição. Ou os políticos mudam de atitude ou o povo muda os políticos. Eu estou no meu primeiro mandato e essa é a primeira vez que serei um gestor público e quero mostrar à população de Guarapari que na Câmara a voz do povo será ouvida. Onde puder cortar, nós vamos cortar. Os empresários de Guarapari entendem o momento e sabem das dificuldades que a população encontra quando tenta ser atendida no posto de saúde. Cada real economizado será mais um real destinado à Saúde do município.

Que recado o senhor quer deixar para a população de Guarapari?

Vereador Enis Gordin: Terei responsabilidade na hora de analisar os contratos, mas quero aproveitar e mandar um recado a todos: a mudança começa com cada um. Está na hora de todos nós, vereadores, empresários e população entendermos que essa será uma mesa diretora preocupada com a cidade e não com o interesse individual de ninguém. Seremos exemplo em nosso Estado.

Então esse será um fim de ano de muito trabalho?

Vereador Enis Gordin: Quero desejar um feliz Natal e um ótimo ano novo a todos. Podem se divertir em paz e aproveitar as festas de fim de ano com as suas famílias e ter a certeza que daqui para frente, a cidade de Guarapari terá um Legislativo Forte. (risos) forte, independente, eficiente e democrático. Uma Câmara participativa.

Enis Gordin eleito presidente da Câmara de Vereadores de Guarapari (3)

banner lateral 300x300px 2

1 COMENTÁRIO

  1. Já começando falar besteira esse Gordinho , o prédio da Setac mau cabe as pessoas que estão lá . Como caberá os gabinetes dos 17 veradores e mais as pencas de comissionados deles ?.
    Se tá querendo economizar mesmo é só esperar a prefeitura ser mudada para aquele prédio que a bichona do Edson comprou ,e a Câmara ser transferida para a atual sede da prefeitura .
    Segue essa ideia Gordinho ; pois o povo pensa muito bem !.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3