Página Inicial / Cidades / Ninhos de tartaruga: espetáculo natural em Anchieta

Ninhos de tartaruga: espetáculo natural em Anchieta

Nesta quinta-feira (03/01) acontece a abertura de ninhos de tartarugas marinhas na praia da Guanabara, no litoral de Anchieta. Tudo vai acontecer às 17h30 e será acompanhado pelo Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar), ONG que monitora as espécies de tartarugas que desovam na região e faz o acompanhamento da abertura dos ninhos e soltura dos filhotes.  O ninho fica a 300 metros da base do órgão.

De acordo com a presidente do IPCMAR, a bióloga Maria Ferreira, a ONG monitora diversos ninhos nas praias de Anchieta. A espécie mais conhecida é a Caretta caretta, popularmente conhecida como cabeçuda.

A previsão é que ocorram novas solturas neste verão. “Estamos com vários ninhos sendo monitorados em Guanabara e nas praias da Boca da Baleia e Além”, informou Ferreira.

A Prefeitura de Anchieta irá informar no site, na página do Facebook e no perfil do Instagram os horários das próximas aberturas de ninhos. Mas as pessoas podem também entrar em contato com o IPCMAR para se informar e agendar visitas. O telefone é o 28 3536-3547.

A sede do instituto fica aberta de terça a domingo, das 8h às 18h. A visita é gratuita. Lá as pessoas podem conferir uma exposição com materiais biológicos, réplicas em tamanho original de ninhos e tartarugas marinhas, animais taxidermizados. Ainda é possível conhecer filhotes de tartarugas marinhas em tanques especiais.

IPCMAR – Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha | Telefone: 28 3536-3547

Fonte e foto: Assessoria Prefeitura de Anchieta 

No Banner to display



Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display