Página Inicial / Cidades / Inscrições abertas para Olimpíada Nacional de História do Brasil

Inscrições abertas para Olimpíada Nacional de História do Brasil

Até o dia 20 de março, professores e alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Ensino Médio podem garantir a inscrição para a 11ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Cada professor tutor deverá efetuar a inscrição da equipe no site da ONHB (https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/sui/sui_users/novo_cadastro/5c6d7b73650ed).

A competição terá seis fases online, além da final presencial, que será realizada na Unicamp, em Campinas (SP). A aplicação da primeira fase da Olimpíada será no dia 6 de maio e a sexta e última etapa no dia 15 de junho.

As provas são realizadas durante as etapas – com duração de uma semana cada – pelas equipes formadas por um professor de História e três alunos. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.

Ao completar as seis fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial na Unicamp, nos dias 17 e 18 de agosto. Na final, os grupos realizam uma prova dissertativa no sábado e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

O principal diferencial da ONHB em relação a outras competições é que ela não exige que os alunos tenham conhecimento do assunto previamente, uma vez que a metodologia permite que a equipe discuta, pesquise e analise as questões entre si, com apoio do professor. Além disso, por meio dos conteúdos e do estudo aprofundado dos temas em História do Brasil, a Olimpíada ajuda a preparar os participantes para vestibulares, concursos e prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros.

Serviço

Inscrição: A primeira etapa de inscrição vai até o dia 20 de março com desconto para os participantes e a segunda etapa vai até o dia 26 de abril ou até atingir o limite de interessados. A taxa de inscrição deve ser arcada pelo gestor da unidade de ensino.

– Primeira etapa de inscrições (até 20 de março) – Equipe: R$ 38 (alunos de escolas públicas).
– Segunda etapa de inscrições (até 26 de abril) – Equipe: R$ 58 (alunos de escolas públicas).

Prova: A primeira fase terá início dia 6 de maio, finalizando a sexta etapa em 15 de junho. Após as seis fases, no mínimo 200 equipes (800 participantes) serão classificadas e convocadas para a final presencial.

 

Fonte: Assessoria Governo do ES

 



Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display