Página Inicial / Esporte e Saúde / Coluna “Saúde e Bem-estar – Treinar no inverno

Coluna “Saúde e Bem-estar – Treinar no inverno

A temperatura já cai um pouquinho e logo vem a vontade de não sair mais de baixo da coberta. Com o frio também chegam as comidas típicas da estação que, diga-se de passagem, formam uma combinação perfeita e ai logo aparece a preguiça para treinar.

O que poucos sabem é que treinar nessa época oferece vários benefícios. No frio o treino promove maior gasto de energia, para manter o equilíbrio da temperatura do corpo e, por isso, podem aumentar a quantidade de calorias queimadas durante o exercício devido ao aumento da taxa metabólica para manter o corpo aquecido (é importante que essa atividade seja intensa para que isso ocorra).

Melhora o funcionamento do pulmão, pois a respiração fica mais difícil devido a diferença de temperatura, fazendo com o que o corpo treine o pulmão para utilizar o oxigênio de forma mais eficiente.

O corpo bombeia o sangue mais rápido para conseguir aquecer todo o corpo, aumentando a circulação sanguínea, diminui dessa forma a pressão arterial e limpa as artérias, evitando doenças cardiovasculares.

A atividade ao ar livre evita que tenha aquele mal-estar que  se dá geralmente no verão, período mais quente.

Os benefícios são inúmeros, lembrando que se deve sempre praticar atividade física com o acompanhamento de um profissional da área e com responsabilidade colocar acima de qualquer objetivo a saúde e qualidade de vida.

 

THAMIRES

Thamires L. Moraes

Bacharel/ Licenciatura Educação Física, pós-graduada em Educação Física Escolar.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No Banner to display



Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display