Página Inicial / Cidades / A ‘Coluna de Olho na Rua’ dessa semana é com Luiz Paulo Vellozo Lucas

A ‘Coluna de Olho na Rua’ dessa semana é com Luiz Paulo Vellozo Lucas

luiz paulo titulo

A coluna ‘De Olho Na Rua’ traz entrevistas com políticos capixabas. A ideia é convidar um político para tomar café em um ponto movimentado e perceber como ele interage com a população.

Ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo foi responsável pelo Projeto Terra que levou dignidade a dezenas de famílias da capital do Estado. É funcionário de carreira do BNDES e foi presidente do Bandes entre 2015 e 2016.

Considerado um dos principais quadros do PSDB, Luiz Paulo se filiou ao PPS, depois de discordar com os rumos que o PSDB tomou no Espírito Santo. “Não concordei com o alinhamento automático do partido junto ao PMDB (atual MDB) para as próximas eleições. Me sinto muito bem no PPS e quero contribuir com o debate político que o Estado precisa”. Disse.

Pré-candidato a deputado federal, Luiz Paulo conversou com a equipe do Realidade Capixaba em uma lanchonete da Praia do Morro em Guarapari,  relembrou da sua infância na Praia das Castanheiras e disse que quer colaborar com o desenvolvimento sustentável de Guarapari.

Qual sua ligação com Guarapari?

Luiz Paulo: Desde muito pequeno frequento a cidade. Com dois anos vinha de avião (Teco-Teco) de Vila Velha até o aeroporto de Guarapari. Ficava hospedado em uma casa com muro de pedras, que fica de frente à Praia das Castanheiras. Essa casa ainda existe. Todos os capixabas amam essa cidade. É preciso uma união de todos para que Guarapari desenvolva políticas públicas com projetos sustentáveis. Quero colaborar.

Você será candidato nas próximas eleições?

Luiz Paulo: Sou pré-candidato a deputado federal. Nossa coligação deve eleger de três a quatro deputados. Estou feliz no PPS.

Especula-se que você poderia ser candidato a vice-governador na chapa de Renato Casagrande. É possível?

Luiz Paulo: Não. Vou colaborar, mas serei candidato a deputado federal. Quero trazer recursos para os municípios e ajudar o Estado na discussão nacional.

 Seu nome pode ser uma opção do PPS para a sucessão do prefeito Luciano Rezende em Vitória?

Luiz Paulo: Não é o momento dessa discussão. Apoiei Luciano porque entendi que ele merecia a reeleição. Mas meu foco agora é a discussão estadual e a minha pré-candidatura a deputado federal.

Na sua passagem como presidente do Bandes, você lançou o programa de crédito para iluminação sustentável. Pode comentar?

Luiz Paulo: Apresentamos o programa no Estado e o Espírito Santo está apto desde dezembro de 2017. Com essa linha de crédito, pessoas jurídicas e físicas podem adaptar suas empresas e residências para a captação de energia solar. A energia captada é direcionada à rede de energia que gera um crédito. Na medida em que é usada, uma compensação é realizada entre a produção e a utilização. Todos ganham. O meio ambiente; o empresário e o cidadão. Aproximadamente em oito anos, o sistema de captação de energia estará pago, mas já no início do programa o valor economizado é suficiente para pagar o financiamento. O desenvolvimento depende da economia, do fator humano e da sustentabilidade ambiental.

Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *